quarta-feira, 24 de junho de 2009

BORBOLETETAS NOS JACATIRÕES – AUTOR: LUIZ CARLOS AMORIM

Borboletas nos Jacatirões é um livro de crônicas, do renomado escritor catarinense, Luiz Carlos Amorim. Livro de fácil e agradável leitura, escrito com a doçura e delicadeza que são características do autor.
Vejamos o que disse a respeito do livro a escritora Urda Alice Klueger:
Faz muito tempo, já perto de umas três décadas, que Luiz Carlos Amorim entrou na minha vida, tanto por sermos ambos da área de Literatura, tanto quanto por seu irmão Ivan, que trabalhava comigo no banco onde eu ganhava o pão de cada dia. Estávamos ambos começando uma carreira literária, e enquanto eu ensaiava os primeiros passos timidamente, Amorim já estreava criando todo um Movimento, o Grupo Literário “A Ilha”, que naquelas alturas significava a Ilha de São Francisco do Sul, no litoral Norte de Santa Catarina, e hoje significa a Ilha de Santa Catarina, onde fica a cidade de Florianópolis, e se sabe lá quantas ilhas e cabos e istmos que existem dentro de tantos escritores que têm acompanhado Amorim ao longo das últimas décadas!
Fomos descobrindo mais coisas que nos aproximava, desde então: um dia descobrimos que éramos quase gêmeos, fazíamos aniversário no mesmo dia e mês, por pouco não fôramos coleguinhas de maternidade! E fomos acompanhando a vida um do outro, e lembro de coisas muito lindas nessa longa carreira do companheiro que ficaria sempre como alguém muito próximo, como as tantas realizações literárias dele, que vão estar resumidamente resumidas mais adiante, que este livro é curto para tanta coisa, bem como de momentos tão tristes, como quando, numa primavera que ficou lá para trás, sua primeira filhinha se foi com poucos dias, voando entre borboletas, acompanhada por anjinhos que devem estar cuidando dela com muito carinho até hoje!
Deu a vida a Amorim outras duas filhas, moças lindas e inteligentes, com quem convivi, faz pouco tempo, num camping lá na Armação do Sul; deu-lhe companheira dedicada – e, além de tudo, deu-lhe a tremenda sensibilidade que vai ficar tão em evidência neste livro.
Quando falamos em tal publicação, Amorim, escritor de intensa produção, selecionou uma quantidade enorme de textos e me mandou: “Olha, tu escolhes o que achares melhor!” Penso que nunca um conselho editorial teve tanto trabalho – aquilo era como uma catarata de Literatura, e como tirar dela os respingos que caberiam nas parcas páginas deste livro? Foi trabalho árduo fazer tal escolha, pois sempre havia um texto que parecia ainda melhor que o outro, e estávamos sempre a trocar. Então, resolveu-se que o livro acabaria sendo como que uma vitrine de tão vasta obra, e está ele aí, agora, dividido em capítulos, cada capítulo com um assunto diferente: duvido que você não goste! Desde as lembranças do menino Amorim até os bastidores da Literatura, ao qual o público leigo dificilmente tem acesso, passando por magníficas coisas como seus textos sobre Mário Quintana, está aí à vitrine. Não deixe de espiar este primor! Nem todos os dias saem livros assim!

Blumenau, 27 de junho de 2007.

Urda Alice Klueger
Escritora


104 Páginas – Preço: R$ 20,00 – ISBN: 978-85-86857-35-5 – 1ª edição – Indicado para pessoas sensíveis de todas as idades

Nenhum comentário:

Postar um comentário