quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

MEU CACHORRO ATAHUALPA - AUTORA: URDA ALICE KLUEGER

Atahualpa é um cãozinho que desde filhote vive muitas aventuras. Algumas são relatadas por “sua dona” neste livro em forma de crônicas.

Sobre o livro fala Sandra Tolfo:

Em um tarde de dezembro de 2007, a Urda adentrou a sala da Editora Hemisfério Sul, trazendo nas mãos uma bola de pelo preto. Era Atahualpa, um filhotinho que acabara de adotar. Ele era tão pequeno que cabia nas palmas das minhas mãos e era tão peludo que de fato parecia ser uma bola de pelo. Ela o colocou numa caixinha de papelão no jardinzinho do lado de fora da porta, mas o seu choro era tanto, que o trouxe para dentro e ele veio se deitar em cima dos meus pés. Por vários dias seguiu dormindo em cima dos meus pés; por certo queria aquecer-se ali e ali também se sentia protegido. Eu me apaixonei por aquele bichinho que seria meu companheiro de todas as tardes na editora e com quem eu iria disputar o banco de carona no carro da Urda, quando ela me levava para a faculdade.

Eu poderia escrever muitas coisas sobre o Atahualpa. Poderia contar das nossas brincadeiras, de quando o ensinei a falar, das poses para fotos, dos meus lanches divididos com ele, mas meu texto deve ser curto, e essas memórias tomariam muito espaço. Então me limito a dizer que Atahualpa não é apenas um cachorro: ele é meu amigo e através das páginas deste livro você, leitor, poderá conhecê-lo um pouquinho.

Pequeno texto do livro:

Esperei até dez para as seis para voltar à agropecuária, e descobri que TODOS os animais que estavam lá para adoção, naquele dia, tinham arranjado dono e ido embora – todos menos um cachorrinho que estava abandonado lá no canto de uma jaula, abanando um rabinho que parecia um fio de lã preta e do tamanho de um dedinho de bebê – foi um momento mágico aquele, quando peguei Atahualpa no colo, embrulhei-o num florido pano vermelho e fui com ele até o carro, mostrando-lhe o que havia ali por fora e começando nossa primeira conversa:

- Olha só Atauhalpa, veja como o mundo é grande!

3 comentários:

  1. Urda é excelente! Escritra dedicada, historiadora....è um exemplo para todos nós!

    ResponderExcluir
  2. oiiiiiiiiiiii.....hoje eu vim até aqui para te convidar a participar do sorteio do meu livro: Amazônia- um caminho para o sonho.
    É só acessar meu blog para conhecer algumas regrinhas bem simples: http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/
    Um beijão para vc!
    Marli

    ResponderExcluir
  3. Hoje ela irá vir na minha escola eu acho a Urda e seu cão o máximo já li muitas obras dela adorei muito vou fazer hoje uma apresentação para ela.dorei o blog
    bjinhos Luhana

    ResponderExcluir