quinta-feira, 6 de agosto de 2009

AMADA AMÉRICA – AUTORA: URDA ALICE KLUEGER

Neste livro, a escritora Urda Alice Klueger nos traz uma coletânea das suas melhores crônicas sobre suas viagens pela América Latina (embora toda ela não seja Latina – a autora visitou países de línguas bem diferentes, como Aruba, por exemplo, onde se fala o “papiamento”).
Vamos transcrever, abaixo, a opinião de Aldo Vera Sarubbi, o autor do prefácio:
Conheci a Urda numa viagem a Porto Alegre, em 2001. Estávamos indo para o II Fórum Social Mundial. A partir daquele momento, o amor pela Literatura e os sonhos de que “Um Mundo Melhor é Possível” nos uniu. E nasceu, também, uma grande amizade.
Com este livro de crônicas, que não é o primeiro, a Urda recolhe os frutos da sua observação dos lugares e caminhos da nossa América, por onde andou. E também o registro das suas vivências e experiências com pessoas que, apesar de compartilharem de idênticos problemas e dores, pertencem a povos diferentes.
Ao ler estas crônicas americanas, o olhar da Urda, por vezes banhado de candura, por vezes cheio de indignação, aproxima de nós uma realidade rica e complexa que o Brasil não reconhece como sendo sua também.
Eduardo Galeano já escrevia, em 1978, que “não nascemos na lua, nem moramos no sétimo céu. Temos a sorte e o azar de pertencer a uma região atormentada do mundo, a América Latina, e de viver historicamente num tempo que castiga duramente a gente.”
A nossa janela aberta ao mundo não mira exatamente para essa “nossa” América Latina, para seus povos e suas diversas culturas, muito mais próximas de nossas raízes e sonhos que a cultura do império estadunidense.
O sentido e o valor destas crônicas de viagem reside na sua capacidade de mobilizar luzes e sentimentos sobre uma realidade que a Urda se encarrega em nos mostrar. Uma realidade da qual ninguém que a conheça de perto, nem mesmo o mais frio dos escritores, pode sair ileso.
Peguemos, então, a carona da Urda com estas leves e magníficas crônicas. E boa viagem!
Aldo Vera Sarubbi
Médico e amigo


64 Páginas – Preço: R$ 15,00 – ISBN: 85-86857-22-X – 1ª edição – indicado para todas as idades

Nenhum comentário:

Postar um comentário