quinta-feira, 6 de agosto de 2009

VIAGEM AO UMBIGO DO MUNDO – AUTORES: URDA ALICE KLUEGER E PHD CHICO

Trata-se de um livro que conta uma viagem de motocicleta que os autores fizeram, saindo de Blumenau/SC/Brasil, até à fronteira de Dionísio Cerqueira, seguindo depois pelo Norte da Argentina e região do Chaco até os contrafortes da Cordilheira dos Andes e à cidade de Salta/Argentina. Neste trajeto, foram gastos três dias. Depois os autores e seus outros companheiros subiram a Cordilheira dos Andes em direção à São Pedro do Atacama/Chile, e seguindo em direção ao Oceano Pacífico, levando toda uma semana a atravessar o Deserto do Atacama. O destino seguinte foi o Peru, seguindo a rota de Tacna, Arequipa, etc. até Cusco, a antiga capital do Império Inca, onde se realizava um encontro interamericano de motociclismo. Vejamos o que diz a respeito do livro o historiador e escritor Viegas Fernandes da Costa:
VIAGEM AO UMBIGO DO MUNDO

São as mais insólitas parceiras que fazem nascer às histórias mais interessantes e inusitadas. Prova está neste livro.
Que Urda adora colocar a sua mochila nas costas e sair por este mundão a se aventurar pelo inédito, é coisa que já sabemos; mas que ousasse enfiar um capacete na cabeça e montar na garupa de uma Harley-Davidson para enfrentar o chaco argentino, a aridez do deserto do Atacama e as apocalípticas altitudes dos Andes, é coisa que nem seus mais íntimos amigos poderiam imaginar. Mas ela o fez! Na garupa da moto do amigo PHD Chico, viajou milhares de quilômetros na companhia dos harleyros, percorrendo quatro países desta América que tanto ama, e se deslumbrando com a natureza, os tipos e as dificuldades que foram encontrando pelo caminho até chegarem à cidade de Cusco, antiga capital Inca e o umbigo do mundo como acreditavam os “Filhos do Sol”. O resultado é esse fascinante relato.
Muito além de ser uma crônica de viagem (e que viagem!), trata-se de um impressionante olhar sobre a nossa cultura, nossa história e um lúcido documento que tornam este continente, tão rico e variado em paisagem e recursos naturais, nesta terra de tantas desigualdades sociais e tanto sofrimento, porém dona de um povo resistente e irmão que aprende a sobreviver e fazer ecoar séculos de história nas pedras dos seus templos e na lã de suas vestes. É esta a realidade que nos é aqui apresentada, mesclada a muita emoção, companheirismo e novas experiências compartilhadas pela escritora e os harleyros.
E se os motociclistas ensinaram a Urda a liberdade de se viajar sobre duas rodas. Urda nos ensina a liberdade de pensar e de impressionar com o que espera ser descoberto além daquilo que os olhos vêem e que só pode ser tocado com a sensibilidade de quem se importa com o outro e tem o sentimento do mundo, como diria mestre Drummond, transbordando do peito.
Sim, são as mais insólitas parcerias que fazem nascer às histórias mais interessantes e inusitadas. A prova é este livro, escrito pela sensibilidade da escritora e pela ousadia do motociclista. Um tributo à liberdade, à inteligência e à emoção! Um tributo à vida.


Viegas Fernandes da Costa
Historiador e escritor.



150 Páginas – Preço: R$ 20,00 – ISBN: 85-86857-28-9 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário