quinta-feira, 6 de agosto de 2009

VERDE VALE – AUTORA: URDA ALICE KLUEGER

Este livro é uma marca histórica: é a primeira vez que um livro de literatura, em Santa Catarina, atinge a décima - primeira edição. Sucesso absoluto desde a primeira edição, vejamos o que diz dele a poeta e jornalista Tânia Rodrigues:
“Urda escreve sobre gente. Fala de vida. De alegrias e sofrimento.De passado e de presente. Mas com o pé no futuro. Otimista. Otimismo é recorrente em Verde Vale. Ao contar a história da família Sonne, Urda Klueger vai revelando a vida na então Colônia Blumenau, com a precisão de um pintor realista e com a emoção de uma mãe que pari a primeira cria. Muito já se escreveu sobre a saga da imigração alemã no Vale do Itajaí. Mas creio que Verde Vale seja o único instrumento que consegue colocar o leitor no dia a dia de uma família alemã, que deixou a sua terra natal em busca de melhores condições para viver. Faz-nos abrir o coraçãopara compreender como e o quanto sofreu a gente de olhos claros.Dá pra sentir o peso do machado lanhando mata adentro. Dá pra se arrepiarcom a ameaça dos indígenas, que por sua vez também não compreendiam ainvasão que sofriam. E como não chorar com os imigrantes, saudosos dapátria que ficou distante ou alegrar-se como eles ao ver a terra arada, a mesa um pouco mais farta, a vida seguindo, mas com rumo certo? O futuro podia ser sonhado, enfim. Verde Vale é um livro cheio de vida. Em cada página, em cada detalhe, o sangue pulsa. Amores, paixões, medos, tragédias. A vida à margem de um grande rio. Feito ele, seguindo.”
A décima edição fala por si só.


203 Páginas – Preço: R$ 30,00 – ISBN: 85-86857-19-X – 11ª edição – indicado para todas as idades

4 comentários:

  1. Li este livro quando eu tinha 11 anos e o encontrei em uma das prateleiras da biblioteca da escola. Portanto já fazem 18 anos que não o leio. Mas foi uma leitura inesquecível. Lembro-me que o li em uma única noite...e meses depois o li novamente. O gosto da leitura começou assim...Descobri este ano que a autora é natural do nosso Estado. Parabéns! Linda obra!

    ResponderExcluir
  2. Este foi o primeiro livro de autores catarinenses, que li quando mudei para Criciúma, já fazem treze anos. É uma estória e uma história que encanta pela clareza e pela forma leve como nos faz viajar no tempo e encontrar o passado. Costumo estimular meus alunos a buscarem por artistas e autores locais e essa é uma das leituras que indico sempre!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu o li a quase 30 anos... e até hoje lembro do prazer de sua leitura... gostaria muito de relê-lo...

    ResponderExcluir